Antes de falar sobre a história do livro, quando li a sinopse, fiquei surpresa pelo fato de não haver muitas informações a respeito. Na realidade, não tinha informação alguma, porque a sinopse não é exatamente um resumo sobre o enredo, mas apenas um trecho do livro. Não sabia se pulava de felicidade ou se lamentava por não ter conhecimento do que tinha em mãos. O fato é que saber demais acaba prejudicando, então preferi ficar feliz pela autora restringir as informações.

O início da obra já deixa o leitor boquiaberto. Johnny Silva morava em Franca, interior de São Paulo e foi embora de lá sem se despedir das pessoas que ele tinha contato. Ele é o típico garoto que não se apega a nada e nem a ninguém. É o jovem mais cobiçado da região pelas mulheres, porém, ele não sentia carinho por nenhuma delas. Envolvia-se mais pelo toque e a necessidade de exibição. Ele jamais poderia perder a fama de mais bonito; para manter a forma, com frequência, ele se exercitava nos aparelhos da praça. Além de sua preocupação física, o rapaz gostava de frequentar muitas festas e organizava outras tantas em seu apartamento.

Em sua última festa promovida, Johnny estava rodeado com os jovens e iniciaram uma conversa sobre as maiores loucuras realizadas. Um deles comentou que o vizinho ganhou uma passagem para passar uma semana na Flórida, só que os pais dele não o deixaram ir. Até que Johnny indagou para saber os detalhes e descobrir quem era esse vizinho. Ele tinha um plano em mente: já que Geraldo não podia ir até a Flórida, ele iria em seu lugar e faria tudo o que fosse necessário.

Com a passagem em mãos, os documentos falsificados, Johnny embarca para a Flórida. Entretanto, o que o jovem não previa é que uma surpresa mudaria o destino de sua viagem. Ao sobrevoar a Ilha das Bermudas, o avião passa por uma grande turbulência. Esse local é também chamado de Ilha do Diabo, por fazer menção aos desaparecimentos de aviões e navios. Com a trepidação exacerbada, Johnny começa a notar um vento estranho, parecia que o avião estava sendo sugado. Desesperado e com medo de morrer, ele vai até a saída de emergência e decide se jogar.

A história já começa tensa e, no decorrer dela, isso apenas aumenta. Quando Johnny se joga do avião, a obra dá uma reviravolta e passamos a tratar o protagonista como um coitado. Queremos ajudá-lo a voltar para sua casa, mas, ao mesmo tempo, não queremos que ele volte. Afinal, o rapaz é encontrado em um lugar diferente. É chamado de mundo paralelo, onde as pessoas são evoluídas, os equipamentos são de última geração e as roupas são feitas para ajustar a temperatura ambiente com a do corpo. A alimentação é diferenciada, o teletransporte existe e o que eu mais queria era vivenciar essa história para poder viajar em um piscar de olhos.

Ele é encontrado por uma jovem chamada Hera. Johnny perdeu a memória e não lembra seu próprio nome. A moça a leva para casa e passa a cuidar dele e o ensina a viver nesse mundo diferente, mas que tem uma beleza única e que ele adora observar. Embora seja um lugar que ele não esteja habituado, Johnny gosta da calma e da visão que esse mundo o proporciona. Porém, ele precisa ir embora, precisa voltar para sua casa, para os seus pais, só não sabe como fazer isso.

A obra é recheada de personagens diferentes, é difícil definir exatamente um gênero, pois você pode encontrar muitos dentro dela. Fantasia, romance, suspense, drama. Tudo o que você imaginar nessa obra tem. Bruxas, sereias, anciãos e muito mais.


O que me atraiu, a princípio, foi a capa. Ela é muito bem feita e os detalhes são riquíssimos. O nome é curioso, mas não foi o que me chamou a atenção logo de início. Outro ponto importante é a diagramação, ela é simples, mas é muito bem feita. O espaçamento e a letra proporcionam uma leitura agradável e as páginas amareladas apenas contribuem.

O livro é indicado para todas as idades. Você vai rir, ficar aflito, se descabelar e, o mais importante, vai se encantar com esse mundo criado por Rita Pinheiro. Pudera eu viver nesse lugar pintado por ela. Certamente, você irá se apaixonar pela obra. Embarque nesse novo mundo!

Quotes:
“– Querido, nosso mundo é o mesmo, a diferença é que tem uma neblina em volta de Enigma que engana as vistas de quem está do lado de fora. O seu povo tem uma habilidade incrível de destruir a própria Terra. Se descobrirem isso aqui, destruirão tudo em pouco tempo também” (p. 48).

“– O céu daqui tem mais estrelas e a lua parece maior – refletiu Johnny.
– O fato de se ver menos estrelas em seu mundo é porque existem luzes nas ruas que ofuscam o céu – afirmou Haretom.
– E a lua parece menor, porque mesmo que ela caísse na Terra, ninguém a notaria. As pessoas não contemplam o universo – acrescentou Morgana” (p. 235).

“– Acreditamos que existem seres mais poderosos que nós, como o sol e muitos outros no universo, mas não os culpamos pelos nossos fracassos, nem atribuímos a eles o mérito de nossas conquistas, como faz seu povo” (p. 252).

Título: Enigma – Mundo Interdito (exemplar cedido pela editora)
Autora: Rita Pinheiro
Editora: Baraúna
Páginas: 298
Ano: 2014

12 comentários:

  1. Oii Naty!
    Que legal, adorei o enredo do livro, gostaria mtooo de ler, conhecer os personagens envolvidos e embarcar nessa junto com johnny! A capa foi o que me chamou atenção, o título realmente me enganou, pensei q seria uma outra história, mas gostei mto!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, qdo vi a capa imaginei uma história meio Atlantis, e de certo modo adivinhei por se tratar de um mundo paralelo. A história me encantou muito e fiquei mais feliz por ver que se tratava de autora brasileira, já vou colocar o livro na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Naty.
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro. Essa capa é linda demais. Sempre fui fascinada por livros e filmes que tivessem alguma coisa a ver com o famoso triangulo das bermudas, então é claro que tenho vontade de ler. Mas diferente de você eu não gosto de livros que não indicam o que vamos esperar dentro dele. Algumas vezes até deixo de ler algum por esse motivo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Naty.
    Eu amei o enredo da estória, parece ser ótima, pular de um avião é muito louco, tenho certeza que irei amar desfrutar dessa leitura.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa e o enredo que parece ser bem intrigante. Estou curiosa para saber o que irá acontecer e como o protagonista irá sair desse ''universo paralelo''. Adoro os gêneros que o livro possui, acredito que irei gostar bastante da narrativa. Espero não me decepcionar, estou com altas expectativas.

    ResponderExcluir
  6. Que livro mais interessante, não conhecia essa obra, mas pela resenha a estória me pareceu bastante intrigante, cheia de suspense, romance, além da trama me parecer envolvente. Gostei bastante dessa resenha, pelo fato de ter me deixado interessada nessa leitura, pretendo adicionar esse livro na minha lista de desejados com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    É a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e fiquei muito empolgada com suas palavras. Já adicionei a minha lista de desejados, gosto muito de enredos assim, e com uma mistura de gêneros literários. Com certeza uma ótima leitura! E a capa está muito bonita também. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas lendo um pouco mais sobre a história dele, fiquei super interessada, pois parece ser muito boa, por esse motivo adicionei esse livro em minha lista de leituras, pretendo ler futuramente e espero curtir a história.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros onde não há sinopse, não fazendo pré determinações, isto deixa a leitura ainda mais prazerosa, pois você quer saber logo do que aquele livro trata. O mundo criado pela autora realmente é fantástico, gostei muito. A capa é linda mesmo.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  10. Também não conhecia esse livro. E gostei da trama!
    Antes de começar a ler a resenha,pensei que se tratava de mais uma distopia.Imaginei isso pela capa.
    E o que mais chamou minha atenção foi você ter dito que tem um mistério na história. ADORO!!!!

    ResponderExcluir
  11. Inicialmente eu notei a capa bonita e revirei os olhos pro que parecia ser mais um romance whatever que o cara pegador se apaixonaria por uma certinha na Flórida...Daí tu me fala de universo paralelo e eu fiquei surpresa aqui, querendo ler desesperadamente pra saber qualé hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho tentado não ler sinopses antes das minhas leituras, mas fico aflita em não saber de um resumo das histórias, então acho que o trecho me deixaria meio irritada. Fiquei bem feliz de saber um pouco pela resenha. E de fato, a capa é cheia de detalhes e muito bonita, o título dá uma enorme vontade de ler. Espero que quando eu tiver a oportunidade de conhecer, eu tenha uma experiência tão boa quanto a sua.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.